KM ONLINE Blog

Devo fornecer um carro de frota para meu funcionário?

Escrito por André Apollaro | Nov 19, 2019 1:23:48 PM

Seus clientes provavelmente não se encontram em um único local. É por isso que você precisa que seus funcionários saiam a campo para atende-los.

Fornecer um veículo da empresa é uma opção comum para viabilizar esses deslocamentos, mas vamos analisar os prós e contras dessa opção.

Você deve fornecer um carro?

Oferecer um carro de frota apresenta alguns benefícios e desafios para a empresa. Sua empresa pode tomar uma melhor decisão entendendo os pontos abaixo.

Pró: controle quase total

Ao fornecer um veículo da empresa, você tem mais controle sobre a situação do que se o colaborador estiver dirigindo seu próprio carro. Se sua empresa necessita de modelos especiais de veículos, pode ser mais fácil fornece-los. Apesar disso, os veículos ainda não são autônomos(rs) e você ainda encontra riscos com a condução do funcionário.

Pró: vantagem para os funcionários

Embora existam implicações fiscais, um carro de frota pode ser um bom benefício para os funcionários. Para alguns, isso pode eliminar a necessidade de comprar seu próprio veículo. Também pode eliminar as pode facilitar a ida e vinda para o trabalho, além de possibilitar que usem o carro para fins pessoais.

Pró: possibilidade de branding

Fornecer um carro da empresa possibilita que você expanda sua marca para mais lugares. Você pode envelopar seus veículos com logo e anúncios da sua empresa. Além disso, isso te dará mais controle sobre a sua imagem corporativa. Se você estiver tentando transmitir uma imagem sofisticadas e seus funcionários forem encontrar clientes utilizando carros velhos e caindo aos pedaços, isso poderá impactar de forma negativa a sua imagem.

O oposto também é verdadeiro, se você estiver tentando transmitir uma marca prática e que atende a todos, não vai funcionar se seus funcionários chegarem para visitar clientes em carros de luxo.

 

Desvantagens em fornecer um carro corporativo

Porém, oferecer carros aos funcionários traz algumas armadilhas para o seu negócio. Vamos analisar quais são os pontos a se levar em consideração na hora de definir o melhor modelo para o seu negócio.

Contra: Alto investimento inicial

A compra e manutenção de veículos próprios são caros. Isso requer grande investimento inicial de pelo menos alguns milhares de reais por veículo. Você pode deduzir muitos desses custos dos impostos, ou na compra em volume, mas ainda precisa de um alto investimento para começar. Isso pode ser muito arriscado e desafiador, principalmente para pequenos empresários.

Contra: Altos valores de manutenção

Os veículos precisarão ser mantidos durante toda a sua vida útil, e isso pode variar bastante de acordo com a utilização. Isso incluí despesas com reparos, seguro, manutenção de rotina, dentre outros custos imprevistos que podem acontecer. Todos esses custos precisam ser planejados para que seu fluxo de caixa não seja pego de surpresa.

Contra: Mais e mais relatórios

Você e seus funcionários precisarão registrar diversas informações sobre gastos e sobre manutenção do veículo. Além das datas da manutenção, troca de óleo e gastos com o veículo, seu funcionário precisará criar relatórios diários de gastos com combustível, isso vai permitir que você reembolse o combustível que foi gasto a serviço da empresa, e não o valor de gastos pessoais.

Contra: Fique atento aos riscos

Fique atento as responsabilidades envolvidas em fornecer um carro da sua empresa para um funcionário. Isso é especialmente mais preocupante se eles tiverem acesso ao carro em tempo integral. No mínimo, isso exigirá um seguro mais completo para seu veículo no intuito de minimizar a dor de cabeça caso o veículo se envolva em um acidente.

Alternativa aos carros de frota: reembolso por km rodado

Um carro de frota pode fazer sentido para o seu negócio. Porém, muitas empresas acham mais prático e econômico solicitar que os funcionários usem seus veículos pessoais para motivos comerciais e, em seguida, reembolsam o km rodado.

Essa modalidade diminuí os custos iniciais para a empresa e reduz a responsabilidade. O grande desafio desse modelo era o de fornecer relatórios precisos de quilometragem. No entanto, graças a tecnologia e a soluções como a Km Online, ficou mais fácil manter o registo das despesas com quilometragem para funcionários que utilizam o carro próprio. Através de um aplicativo reembolso de despesas, o km rodado é contabilizado em poucos cliques!