Close
Teste grátis
Teste grátis
André Apollaro Oct 7, 2019 8:36:20 PM 5 min read

Funcionalidades estão por toda parte, mas a ótima experiência do usuário não!

O mundo teve um grande avanço desde a época em que a maior parte das tarefas era feita a mão. Desde que os computadores tornaram-se acessíveis para empresas e pessoas físicas, dominaram o mundo e nos ajudam diariamente a trabalhar de maneira muito mais eficientes.

Infelizmente, se você já trabalhou em alguma empresa, sabe que na prática não é bem assim. Softwares antigos e legados estão por toda a parte, e muitas vezes dificultam a o dia a dia da operação, seja por falta de atualizações ou por terem sido muito mal projetados.

 

O medo da mudança

Se você parar e analisar a sua volta, verá que a maioria das pessoas ainda utiliza os mesmos softwares de décadas atrás. Alguns deles foram implementados e nunca mais receberam atualizações relevantes, apenas manutenção para continuar operando. Esse é um problema comum que grandes empresas enfrentam pois se encontram presas na teia de aranha de sua antiga infraestrutura de TI.

Recentemente muitas empresas começaram a despertar e resolveram enfrentar essa situação, não apenas para reduzir custos, mas para substituir sistemas antigos por softwares que colocam o usuário como prioridade e funcionam muito melhor, deixando colaboradores felizes e a empresa mais produtiva.

Os desejos e necessidades dos usuários de software mudaram muito desde a nova onda criada por empresas como a Apple, e os softwares empresariais também seguem a mesma linha - ou pelo menos deveriam.

Produtos como o Gmail do Google foram meticulosamente projetados para criar uma ótima experiência para o usuário, por isso, as pessoas estão acostumadas a utilizar produtos de qualidade em sua vida cotidiana e quando se deparam com softwares legados ou mal projetados no ambiente de trabalho, sua produtividade diminui. Provavelmente eles também se sentirão menos felizes pois tarefas repetitivas poderiam ser realizadas de forma muito mais rápidas se eles não precisassem perder tempo brigando com o software.

Não podemos deixar de falar da nova geração, que procura empresas modernas e esperam que seus empregadores forneçam ferramentas de qualidade para que possam realizar seu trabalho. E-mail, Word e softwares antigos são coisa do passado! Eles querem Slack, Google Drive e Km Online para digitalização de documentos!

 

Bom design e recursos poderosos

Como comentamos, empresas normalmente não querem trocar softwares legados porque tem medo da mudança, mas empresas que querem continuar crescendo precisam se adaptar e entender que isso faz parte da realidade atual.

Como exemplo, podemos citar o caso do Airbnb, que sempre investiu muito em usabilidade e design do produto. Não é à toa que criaram o novo mercado líder mundial de aluguel de casas, e fizeram isso conquistando fãs que adoram o software. Todas as iterações do usuário fazem sentido, são eficientes e as vezes pode até ser divertidas.

É um software poderoso, mas que foi projetado de maneira que qualquer pessoal possa entender e utiliza-lo. É por isso que milhares de pessoas utilizam diariamente, porque funciona extremamente bem!

Quando levamos esse tema para as atividades do dia a dia de uma empresa, a lógica é a mesma. Quanto melhor a usabilidade e experiência do software implantando, melhor o desempenho dos funcionários e mais felizes eles vão trabalhar.

Na Km Online, criamos um software reembolso de despesas centrado no usuário, ou seja, todas as funcionalidades foram pensadas para facilitar a vida do usuário, que com poucos cliques consegue prestar contas.

Experimente nosso app de reembolso de despesas e entenda o que estamos falando.