Close
Teste grátis
Teste grátis
André Apollaro Dec 9, 2019 11:06:58 AM 7 min read

Como explicar sua taxa de km aos funcionários

Os reembolsos por km podem ser motivo de desentendimentos quando os funcionários ficam em dúvida quanto ao preço pago por km rodado. Como você responde a um funcionário que pede explicações sobre o valor pago por km rodado na sua empresa?

Para se preparar para uma possível bateria de perguntas e respostas com seus funcionários, vamos discutir sobre alguns embasamentos importantes.

Quais as premissas para o seu modelo de reembolso de km?

Quando empresas adotam um valor de km rodado, fazem isso pela facilidade e praticidade do modelo. Porém, muitas empresas adotam um valor de mercado sem pensar o que realmente é essa taxa e se condiz com a sua operação e funcionários.

Listamos abaixo algumas perguntas que você precisa responder antes de definir sua taxa de km rodado:

  • Qual o padrão de veículos utilizado por meus colaboradores?
  • Qual a média de km por litro que fazem?
  • A empresa subsidia custos como seguro e manutenção ou isso é por conta dos colaboradores?
  • Os veículos são de frota da empresa ou são particulares dos funcionários?
  • Qual foi a última vez que você ajustou o valor do km rodado?
  • Como você controla a quilometragem rodada do seu time externo?

Com base em suas respostas, utilize o manual a seguir para elaborar um plano de reembolso de quilometragem eficiente e justo.

 

Otimizando sua política de reembolso de quilometragem

 

Defina o valor km com base em dados

Se o seu reembolso de km for baseado em parâmetros que não sejam dados, é provável que sua política não atenda às necessidades dos funcionários e da empresa. Lembre-se de que as taxas aplicadas no mercado são uma média influenciada por diversos fatores, e nem sempre essa é a mesma realidade da sua empresa.

Você precisa mapear as peculiaridades da sua operação como: modelo de carros utilizados, média das distâncias percorridas, gastos com manutenção, valor do combustível da região e perfil dos colaboradores para definir, com precisão, o valor a ser adotado por sua empresa.

Ajuste suas taxas de km rodado

Se você utiliza o mesmo valor de km rodado a muito tempo, é provável que ele não atenda mais as necessidades de seus funcionários. A cada ano os valores de seguro, manutenção e combustível sofrem reajustes, e esse valores impactam diretamente no valor do km rodado. Se não houver o reajuste, seus colaboradores podem começar a percorrer caminhos mais longos ou declarar gastos com quilometragem que não foram realizados para compensar essa defasagem.

Proteja sua empresa medindo a quilometragem rodada

Depois de ajustar a sua política de reembolso de km e deixa-la justa, você poderá medir de forma mais precisa o km rodado por cada um dos colaboradores. Busque aplicativos de quilometragem que te ajudem a medir de forma precisa a quilometragem percorrida, quais clientes foram visitados e se houve desvios na rota. Isso protegerá sua empresa contra gastos e solicitações de reembolsos fora da política.

Diferencie o valor pago por região

Se você perceber que os funcionários percorrem distâncias muito variadas ou enfrentam oscilação de valores do combustível e outros itens de acordo com a região do país, uma taxa única de km rodado não vai funcionar. Você precisará definir uma estratégia mais elaborada e ao mesmo tempo flexível para atender a todos de forma eficiente.

Diferencie o valor pago por funcionário

Há outro problema com o valor pago por km rodado: eles tendem a reembolsar menos os motoristas que rodam pouco. Custos fixos como depreciação e seguros representam um percentual alto, de mais ou menos 55% dos custos para um funcionário. Quanto menos ele dirige, maior o percentual desse custo fixo e menos justo é o reembolso de km. Por isso, é provável que alguns de seus funcionários estejam se sentindo afetados e alguns dos funcionários que costumam dirigir longas distâncias estejam sendo reembolsados acima do que deveriam.

Como melhorar seu processo de reembolso de km rodado?

Contar com a ajuda de um software de reembolso de despesas é de longe a melhor maneira de atingir o máximo de eficiência dentro de um processo de reembolso de quilometragem. Ao contrário do modelo de controle tradicional, baseado em anotações em planilhas de Excel e fotos do odômetro, utilizar um app reembolso de quilometragem vai possibilitar que os gastos com km sejam mapeados de forma precisa e que toda a política seja parametrizada dentro do sistema, eliminando a iteração humana e reduzindo custos.

Entrem em contato com a Km On Line e entenda melhor como uma solução líder em controle de quilometragem pode te auxiliar.