Close
Teste grátis
Teste grátis
André Apollaro Dec 10, 2019 11:28:36 AM 7 min read

5 dicas de como fazer uma melhor gestão de equipe externa

Uma das questões que persegue as lideranças é como fazer uma melhor gestão de equipe externa. Afinal, é preciso manter um bom funcionamento do time, mesmo que esse esteja fora do escritório.

Como a comunicação nem sempre é presencial, há obstáculos no caminho e a administração torna-se mais difícil. Pensando em lhe ajudar nessa tarefa, trouxemos 5 dicas de como gerir uma equipe com qualidade e, dessa forma, obter os melhores resultados de todos.

Como fazer uma boa gestão de equipes externas?

Para alguns segmentos, ter equipes externas é essencial para o bom funcionamento e sucesso do negócio. Cabe aos gestores administrar esse time para que ocorram menos falhas. Se essa é a sua posição, confira 5 passos fundamentais para garantir o sucesso do trabalho fora de sede.

1. Mantenha contato com a equipe

O papel do gestor é incentivar o alcance do potencial máximo da equipe. Por isso, é importante manter o contato durante todo o trabalho. O objetivo é estar disponível para dúvidas, questões ou problemas que surjam durante as execuções das tarefas.

Assim, é importante manter o diálogo individual diário para saber quais são os desafios de cada colaborador e como contorná-los, bem como reuniões coletivas frequentes, fundamentais para identificar situações comuns a todos. 

 2. Aproveite os recursos tecnológicos

Ter um sistema gerenciamento on-line que oferece o melhor apoio para o trabalho externo é uma grande ajuda. Com as atividades cada vez mais tecnológicas, o gestor pode aproveitar os lançamentos de mercado para diversas funções.

Logo, com plataformas simples e intuitivas é possível ter acesso a diversos recursos e vantagens, tais como: 

  • ter a localização em tempo real dos colaboradores;
  • gerar relatórios de atividades;
  • manter a comunicação através do próprio aplicativo;
  • controlar o reembolso de despesas e muito mais.  

3. Incentive o desenvolvimento constante dos colaboradores

Em um time há vários perfis de funcionários, incluindo os mais experientes e os recém-chegados, mas incentivar o desenvolvimento constante dessas pessoas, independentemente do tempo de experiência, é fundamental. 

Quando um funcionário evolui por incentivo da gestão, esse gerente torna-se um verdadeiro líder, despertando até o interesse de outros profissionais a fazerem parte da sua equipe.

O feedback pode ser uma importante ferramenta na hora de sugerir essa evolução, identificando pontos positivos do colaborador e auxiliando para que esse reconheça onde precisa melhorar.

4. Tenha metas e prazos claros

Para o trabalho externo fluir bem é essencial ter metas, prazos e datas de entregas bem definidos e acessíveis à equipe. 

Além de ajudar a avaliar o desempenho dos times, esses indicadores dão norte para que os colaboradores saibam quantas vendas consolidar e o número de visitas que precisam realizar a cada dia, por exemplo. 

5. Compartilhe informações para ter mais transparência

O compartilhamento de informações é fundamental para manter a transparência com times externos. Por isso, ter um aplicativo de gestão no qual essas informações fiquem visíveis e acessíveis é uma ótima saída.

Ferramentas assim permitem acesso fácil à política de despesas, custos, projetos, clientes, entre outras funcionalidades. Somado a isso, documentar as ações e deixá-las abertas para verificação de todos auxilia a manter os objetivos da equipe alinhados, colaborando para que todos “falem a mesma língua”. 

Podem parecer abordagens simples, mas, certamente, essas dicas lhe ajudarão a fazer uma melhor gestão de equipe externa, de maneira muito mais simples e eficaz. 

Se concorda com isso e acredita que este conteúdo lhe trouxe várias inspirações, que tal compartilhar em suas redes sociais e dividir com outras pessoas quanto você se empenha para encontrar a melhor maneira de trabalhar com a sua equipe?