Close
Teste grátis
Teste grátis
André Apollaro Mar 17, 2020 1:44:00 PM 4 min read

Como usar a tecnologia para reduzir custos

Por mais lucrativa que sua empresa seja, em tempos de incerteza todos precisam se prevenir e reduzir custos. Você também acredita que na sua operação há um pouquinho de gordura que pode ser cortada para revelar uma versão mais rápida e mais eficiente do seu negócio? 

Cortar despesas desnecessárias e manter os custos sob controle funcionam melhor quando não são feitos sob pressão. O melhor momento para fazê-lo, é na minha opinião, antes de chegarmos nos momentos críticos. Dessa forma, diminuir os gastos mensais o quanto antes pode evitar cortes em partes fundamentais para a sua empresa.

A tecnologia nos oferece várias opções para otimizar as operações, se assim desejarmos. Aqui estão algumas dicas que podem te ajudar:

 

Automatize sempre que possível

Com o boom das ferramentas SaaS, há uma maneira de automatizar muitas partes rotineiras de quase todas as funções comerciais. Ferramentas como Pipedrive, Conta Azul ou Km Online podem reduzir seu número de funcionários. Atividades como vendas, contabilidade, gestão de gastos corporativos podem ser tratadas a partir de ferramentas na nuvem, liberando tempo e recursos para o crescimento dos negócios.

Empresas Digitalizadas

A digitalização ajuda os negócios em muitas áreas. Não é necessário papel para enviar cartas, pois o e-mail está disponível, não há necessidade de criar relatórios físicos e armazenar recibos, pois notas fiscais podem ser digitalizadas e salvas na nuvem. Em alguns casos, você nem precisa de funcionários em período integral ou de um escritório, graças ao conceito home office e a ajuda das tecnologias em nuvem. Isso ajuda a reduzir drasticamente os custos, além de melhorar a qualidade de vida e produtividade do seu time.

Computação em nuvem

A computação em nuvem é uma maneira muito eficiente de reduzir os custos comerciais e reduz o custo de pessoal. O custo de pessoal em uma organização é geralmente o mais alto. Isso ocorre porque o pessoal de TI é caro, mas com a computação em nuvem há menos demanda para o pessoal de TI.

Além disso, em vez de comprar seu próprio equipamento, que pode ser muito caro, o fornecedor cuida disso e você pode optar por cancelar sua assinatura a qualquer momento, o que diminui o risco financeiro de software que não funciona ou não atende às suas necessidades comerciais. Exemplos de provedores de computação em nuvem incluem Google Drive, Amazon Cloud drive, etc.

Além da economia na nuvem, você pode reduzir ainda mais seus custos buscando ferramentas específicas. Nós da Km Online, por exemplo, oferecemos um software que ajuda empresas com time externo a reduzir 40% nos gastos com combustível. Através do nosso aplicativo de reembolso de despesas mapeamos o trajeto percorrido em campo, otimizando a operação, reduzindo custos e liberando caixa para suas atividades core.