Close
Teste grátis
Teste grátis
Brenda Barcellos Apr 13, 2021 12:35:35 PM 12 min read

Como fazer o controle de quilometragem dos colaboradores

Seu colaborador costuma fazer viagens pela empresa, mas o processo de controle e reembolso de quilometragem não é adequado?


Seu processo de controle de quilometragem não é adequado porque provavelmente não é uma tarefa fácil registrar e reembolsar adequadamente os colaboradores pelos quilômetros rodados.

 

Se o processo de controle e reembolso de km na sua empresa não é fácil e ágil, esse blog post é pra você!

Reconhecer que o seu processo está desatualizado é o primeiro passo para mudanças e para o sucesso!

 

Calcular km rodado faz parte da rotina de empresas que têm equipes externas. Por isso, aprender como fazer o controle de quilometragem corretamente é essencial para garantir que as regras da empresa estejam sendo cumpridas e para ressarcir corretamente as despesas dos colaboradores.

 

Muitas empresas usaram e ainda usam planilha de Excel para controlar o km rodado dos colaboradores e para reembolsar as despesas com combustível.

 

Saiba agora o que é preciso para controlar e reembolsar despesas de quilometragem de forma simples e muito eficiente.

 

Fazendo o calculo de KM

Para começar, você precisa ter certeza sobre os valores que foram gastos em campo, por isso instrua os colaboradores a registrarem os litros de combustível abastecidos e o preço que pagaram, além de informar a quilometragem do veículo no momento de abastecer.

A seguir APRENDA A CALCULAR KM RODADO DAS VIAGENS DA SUA EMPRESA, e lembre-se que esse procedimento deve ser feito a cada novo abastecimento.

Com esses dados em mãos, use esta fórmula:

valor do litro de combustível / quilômetros rodados = valor do reembolso

Veja como fica nesse exemplo em números:

R$ 3,50 / 50 KM = R$ 0,07 por km rodado.

Como você viu, o cálculo do combustível é muito simples, mas como controlar a quilometragem dos colaboradores corretamente? confira no próximo tópico.

 

Controlando a quilometragem

A maioria das empresas usam planilha de Excel para controlar o km rodado e para reembolsar as despesas com combustível

 

E para ter controle sobre os gastos, os colaboradores precisam registrar todas as despesas de km nessa planilha.

 

Os modelos tradicionais de relatórios de despesas feitos no Excel funcionam com o preenchimento manual de dados, que pode ser difícil de acompanhar todos os registros feitos por todos os colaboradores em campo.

 

Os colaboradores também preenchem os motivos das visitas e precisam enviar essas planilhas para seus gestores e setor financeiro.

 

As chances de erros aumentam com a inclusão de vários trajetos ao longo do dia, semanas e meses. 

 

Pense que esse processo manual além de custar tempo dos seus colaboradores e equipe financeira, infelizmente, você não tem como ter certeza de que as informações preenchidas dos trajetos são fiéis aos trajetos percorridos à serviço da empresa.

 

É importante lembrar que nem toda empresa possui um planejamento de rotas bem definidas, por isso muitas vezes essas rotas são manipuladas por colaboradores desalinhados com a política da empresa. 

 

Por isso, havendo ou não um planejamento de rotas, é importante que a prestação de contas entre o colaborador e a empresa seja um processo transparente, organizado e otimizado.

 

Como falamos anteriormente, é possível fazer o acompanhamento e controle de quilometragem com as planilhas de preenchimento manual. 

 

Os colaboradores em campo preenchem manualmente as informações de quilometragem, repassam a planilha para o gestor, e a gestão financeira faz os cálculos com base nos valores colocados na planilha para posteriormente fazer os reembolsos.



Todavia, nada pode ser mais transparente e efetivo que um software de controle de quilometragem, como o da KM Online. Todos os registros de km são registrados no app pelos colaboradores em campo.

 

Os colaboradores preenchem facilmente pelo app o km rodado com todos os detalhes em poucos minutos.

 

As informações de quilometragem são salvas e são armazenadas em um sistema na nuvem, garantindo total segurança dos dados.

 

Após o envio, a equipe financeira pode ter acesso e revisar facilmente a qualquer momento para consultas e para fazer os reembolsos corretamente.

 

Sem as planilhas de Excel manuais, você economiza tempo, dinheiro e ainda deixa sua equipe externa e financeira muito mais produtiva!

 

Reembolso de quilometragem para os funcionários 

Para a empresa, a precisão do cálculo de quilometragem é essencial para garantir uma boa gestão de reembolsos, controlar custos, possibilitar a otimização da equipe externa e financeira como também promover a produtividade da operação.

 

O fechamento do mês costuma ser uma dor de cabeça para a equipe financeira que precisa analisar as planilhas manuais, verificar a veracidade das informações, notas fiscais, e repassar os valores a serem reembolsados para os colaboradores.

 

Os colaboradores precisam apenas ligar o aplicativo de reembolso e inserir os pontos inicial e final com o aplicativo da KM Online.

 

O app calcula automaticamente a distância entre os dois locais a serem visitados. Reduzindo rotas erradas ou fraudulentas.

 

Além do cálculo por quilometragem, o app tem diversas outras funções:

 

  • Acompanhamento de rotas em tempo real;
  • Possibilidade de solicitação de reembolso de despesas via aplicativo;
  • Digitalização de notas fiscais via OCR;
  • Definição de alertas e políticas de despesas;
  • Workflow de aprovações multinível;
  • Reembolso de quilometragem via GPS;
  • Configuração de centro de projetos, custos e clientes;

Agora que você sabe como controlar a quilometragem dos colaboradores, você sabe que para fazer o controle de quilometragem de forma totalmente precisa é necessário considerar abandonar o modelo tradicional e  investir em tecnologia. 

 

O futuro é dos softwares, então avalie as opções para a sua empresa!

 

Essas e outras funcionalidades do app da KM Online você encontra no nosso site.

 

Se você quiser saber mais sobre o aplicativo, entre em contato agora com um de nossos consultores e tire todas as suas dúvidas.

 

Posts relacionados

SOLICITAR DEMO GRATUITA