Close
Teste grátis
Teste grátis
André Apollaro Nov 27, 2019 9:38:02 AM 8 min read

Vantagens do cartão pré-pago corporativo

Os cartões de crédito não são para todos. Se sua empresa não tem um orçamento controlado, um cartão de crédito com limite alto pode fazer mais mal do que bem. Dívidas com juros altos podem acabar com suas finanças e até prejudicar seu score de crédito. Devido a isso, muitos consumidores recorrem a emissores de cartões pré-pagos. Vamos dar uma visão geral sobre essa modalidade.

O que é um cartão pré-pago?

Os cartões pré-pagos permitem estipular um limite de gastos, pois você deve fornecer o capital antes, não um provedor ou banco que concede o crédito. Quando você recebe um cartão de crédito ou débito pré-pago, carrega-o com uma certa quantia em dinheiro, e esse é o seu limite, se você deseja comprar algo que custa mais do que o valor pré-pago, não vai conseguir.

Os cartões pré-pagos têm suas vantagens, mas também apresentam desvantagens, e vamos apresentar os prós e contras para que você possa decidir se eles são adequados para seus negócios.

Prós dos cartões pré-pagos corporativos

1. Sua pontuação de crédito não o impedirá de receber um cartão

Se você não tiver uma pontuação de crédito alta, poderá não se qualificar para um cartão de crédito. Felizmente, com um cartão pré-pago, você não precisará fornecer seu histórico de crédito ou demonstrativos financeiros. Como você não está pedindo dinheiro emprestado, não precisa passar por uma verificação de crédito para receber um cartão.

2. Você pode manter as despesas em ordem

Os gastos podem ficar fora de controle quando tudo o que você precisa fazer é passar o cartão para fazer uma compra. Sem usar dinheiro real, a transação não parece real ou significativa. Estudos mostram que os consumidores gastam mais ao usar cartões de crédito. Porém, com um cartão pré-pago, você pode não sentir a dor de entregar dinheiro, mas poderá manter os gastos baixos definindo seu depósito em conta, não existe crédito! Ao fazer isso, você pode evitar o uso excessivo do cartão.

3. Você pode definir teto de gastos por funcionário

Além de definir um teto de gasto, que seria a carga realizada no cartão, você também pode monitorar os gastos de seus funcionários se a sua empresa tiver acesso a um software de reembolso de despesas. Por exemplo, se você tiver funcionários que viajam com frequência, fornecer cartões pode facilitar o gerenciamento das despesas.

Com as despesas comerciais listadas no extrato do cartão, você pode tornar o rastreamento um pouco mais simples. Para deixar o processo ainda mais assertivo, conte com um software de gestão de despesas corporativas completo, que vai te ajudar a fazer a conferência do extrato do cartão com as notas declaradas.

Lembre-se nem tudo que está no extrato é necessariamente uma despesa que respeita a política de gastos da sua empresa, por isso o controle é extremamente importante. Além disso, se você não deseja que seus funcionários ultrapassem os limites mensais estipulados, um cartão pré-pago é uma ótima maneira de evitar gastos excessivos.

“Contras” dos cartões pré-pagos corporativos


1. Você não tem crédito com o banco
e precisa alocar o capital na frente

Uma das maiores vantagens de um cartão de crédito é emprestar dinheiro que você não possui, sem ter que pagar taxas de juros por um mês. Se você estiver abaixo do seu limite de gastos, poderá comprar o que quiser e não precisará se preocupar até o final do ciclo de faturamento. Os cartões de crédito ajudam o fluxo de caixa porque você não precisa pagar seu saldo imediatamente, mas com cartões pré-pagos você não terá crédito algum. É o seu dinheiro alocado no cartão, up-front, e você só pode gastar o que colocar nele.

2. Sempre haverá taxas, algumas mais ocultas que outras

Os cartões pré-pagos podem não ter uma taxa de juros, mas isso não significa que eles sejam gratuitos. Normalmente eles vêm com uma taxa ou valor, às vezes, para cada ação que você executa. Existem taxas para receber o cartão, taxas para saque, taxas de inatividade, de carregar dinheiro no cartão e para determinadas transações. Devido a isso, antes de solicitar um cartão pré-pago, você deve revisar todos esses valores e taxas para garantir que valem a pena.

3. Sem pontos, recompensas ou benefícios pelo uso do cartão

Empresas de cartão de crédito desejam que você use seu cartão o máximo possível, por isso que elas ofereçam todo o tipo de incentivo. Ao usar seu cartão de crédito, você pode ganhar milhas e pontos para trocar por equipamentos suprimentos para sua empresa. Em contrapartida, os cartões pré-pagos não oferecem incentivos. Quando você usa seu próprio dinheiro para comprar coisas, nenhum ponto ou recompensa é acumulado.

 

Conclusão

Considere cartões de crédito pré-pagos para gerenciar as finanças da sua empresa. Os cartões de crédito comerciais pré-pagos podem ser adequados para sua empresa, mas você deve fazer a pesquisa necessária para encontrar um que seja apropriado. Leia os termos e condições e verifique se o contrato faz sentido para as necessidades da sua empresa.

Se você não se qualificar para os cartões de crédito tradicionais, um cartão de visita pré-pago pode agregar muito valor às finanças da sua empresa. No entanto, se sua pontuação de crédito é alta e o orçamento é muito fácil, um cartão de crédito comercial tradicional é provavelmente a melhor opção.