Close
Teste grátis
Teste grátis
André Apollaro Sep 24, 2019 5:18:58 PM 6 min read

O ROI é seu tempo!

Estamos vivendo a era da tecnologia e - mais do que nunca - diversas ferramentas de produtividade estão ao alcance por um custo muito acessível. É incrível como mesmo com essas facilidades ainda nos falta tempo no dia-a-dia.

Mas por que isso acontece?

A verdade é que as inovações tecnologias podem ser uma faca de dois gumes. Da mesma forma que pode acelerar a produtividade ela também aumenta a concorrência do mercado e coloca todos em um novo patamar. Ferramentas que nos permitem automatizar processos e liberam o tempo de atividades repetitivas, também geram necessidade de que esse tempo livre seja investido em atividades que trazem inovação e inteligência para a empresa se destacar no mercado.

Por isso, nosso conselho para empresas que querem se destacar hoje em dia é:

 

O retorno do investimento é tempo!

No planejamento anual, alocar equipes e pesquisar novas ferramentas e metodologias é fundamental, mas talvez você possa pensar além dessas premissas básicas e perguntar a si mesmo:

  • E se os seus colaboradores pudessem ser mais felizes, mais focados e mais determinados? Isso ajudaria o crescimento?
  • Sua empresa teria melhor desempenho se sobrasse mais tempo para os colaboradores focarem em inovação e estratégias de negócio?
  • Se pudesse reduzir o tempo gasto (hora homem) com atividades burocráticas e desnecessárias? Isso não seria incrível?

Com certeza a resposta para todas as perguntas acima é um grande sim. Porém, responder as perguntas acima é simples, mas será que colocá-las em prática é mesmo tão simples? Será que todas as empresas ainda precisam dedicar tempo às tarefas administrativas de forma burocrática ou conseguimos reverter essa situação? É aí que entra a revolução tecnologia entra para trazer avanços e otimização de processos!

 

O poder da tecnologia real-time

Os softwares em nuvem são ferramentas de automação e produtividade em tempo real que facilitam a vida e a inovação nas empresas em todo o mundo. A probabilidade de você e sua empresa utilizarem diversos deles como ferramentas fundamentais do dia-a-dia é muito alta, e talvez você nem perceba mais a presença dos mesmos.

Softwares de comunicação como Slack e Skype, ou de compartilhamento de arquivos, como Dropbox e Google Drive, são ferramentas fundamentais que permitem empresas se comunicarem e compartilharem informações em tempo real, de qualquer lugar do mundo. Quando falamos de ferramentas mais voltadas para a área financeira, podemos listar plataformas de contabilidade, como o Conta Azul, ou software de reembolso de despesas, como a Km Online, que possibilitam a gestão de despesas corporativas em tempo real!

Estes são exemplos de como sua empresa pode automatizar processos através da tecnologia e enxergar a economia de tempo gerada. E claro, além de tempo existem outras formas de medir os benefícios e o ROI. Plataformas como Conta Azul e Km Online economizarão dinheiro da sua empresa e deixarão seus colaboradores mais felizes. Ferramentas como Slack e Google Drive ajudam empresas a trabalharem de forma mais integradas e inteligentes.

Se você voltar a vida antes dessas tecnologias, verá que tudo era muito mais trabalhoso e burocrático, e que o real valor gerado por essa automação é o seu tempo! Isso libera um tempo precioso para que todos da empresa se concentrem em tarefas mais importantes como estratégias e inovação, além de possibilitar que decisões sejam tomadas em cima de dados gerados em tempo real.

 

Pense rápido e trabalhe de forma inteligente

Muito tem se falado de big data nos últimos anos, e provavelmente agora você trabalha com dados diariamente, independentemente do departamento que você trabalha: financeiro, marketing, produto ou vendas.

Coletar e analisar dados em tempo real se tornou uma parte fundamenta para negócios que querem se tornar relevantes. Podemos entender o comportamento dos clientes, como aborda-los, como interagem com a empresa e como alcança-los. Essa nova perspectiva gerada pelo big data nos permite pensar mais rápido, trabalhar com mais inteligência e focar mais em inovação.

Por isso, quando você parar para entender o ROI dos softwares e integrações da sua empresa, lembre-se: O tempo é sua mercadoria mais preciosa nesse competitivo mercado. Utiliza-lo de forma mais inteligente do que seu concorrente pode ser a diferença entre sobreviver e fracassar. Use-o com sabedoria