Close
Teste grátis
Teste grátis
André Apollaro Nov 26, 2019 10:32:11 AM 6 min read

Inteligência Artificial e compliance

Nos últimos anos começamos a escutar mais os termos big data e inteligência artificial. Embora esses termos pareçam ficção científica, eles já estão - muito -presentes em nossas empresas e atividades diárias.

No início o big data e inteligência artificial eram mais utilizados em departamentos de engenharia e departamentos comerciais, mas nesse artigo vamos mostrar algumas de suas aplicações para o departamento financeiro, principalmente na parte de gestão de despesas corporativas.

 

O que são esses temas futuristas?

O termo Big Data é utilizado para definir um conjunto de ferramentas que permitem a captura, análise e a catalogação de registros em tempo real. As informações podem ser originadas de diferentes fontes internas e externas, como cadastro de clientes, análises de mercado, redes sociais, dispositivos eletrônicos ou processos internos. Com isso, é possível centralizar, em um único local, a coleta e a análise desse grande conjunto de registros. A partir disso, as técnicas de estatística e processamento ficam a cargo das máquinas, permitindo que analistas consigam identificar padrões rapidamente e prever tendências com maior precisão.

Já o termo inteligência artificial não se resume apenas a robôs que realizam trabalhos mecânicos, mas abrange a criação de softwares que consigam aprender e executar tarefas que normalmente exigiriam inteligência humana, como tomada de decisão e reconhecimento de imagens.

Juntas, essas duas tecnologias estão mudando a maneira como interagimos com computadores e, mais importante, como os computadores trabalham para nós.

 

O futuro do departamento financeiro

O setor financeiro normalmente trabalha com um alto volume de dados e informações extremamente importantes, por isso ele é um forte candidato para aproveitar dos benefícios de novas tecnologias.

 

Big data e financeiro

Quando começamos a monitorar todos os dados gerados em um departamento, principalmente no financeiro, somos capazes de transformar esses dados em informações extremamente interessantes. Mapear os principais gastos, modelar projeções futuras e mapear os possíveis problemas de fluxo de caixa são algumas das possibilidades quando trabalhamos os dados.

 

Automação de processos

Há muito espaço para automação de processos repetitivos, conferência de dados e input de informações em sistemas. Esses processos manuais normalmente são motivo para manutenção de um time que acarreta em custos para a empresa e não traz resultados, apenas confere e transcreve informações. Além disso, ao trabalhar com um alto volume de informações, abrem espaços para os erros humanos.

 

Detecção de fraudes

Quando falamos de gestão de gastos corporativos, é impossível não abordar o tema fraude. Sabemos que ele existe, seja por erro humano ou por má índole, e é um custo grande dentro da operação das empresas. Embora os humanos tenham dificuldade em identificar as fraudes, devido ao grande volume de dados, um software reembolso de despesas, por exemplo, treinado com inteligência artificial pode identificar rapidamente.

 

Compliance

Não existe um setor onde o compliance seja mais importante do que o setor financeiro. Devido ao alto volume de informações recebidas neste setor, garantir que as regras sejam cumpridas se torna algo demorado, trabalhoso e que está sujeito a erros que podem custar caro para a empresa. Felizmente, a inteligência artificial está aqui para ajudar.

A tecnologia pode fornecer uma maneira prática e segura de garantir que todas as regras sejam cumpridas, reunindo automaticamente todos os dados e informações necessárias, sem a necessidade de iteração humana, o que deixa tudo muito mais confiável.

 

Implemente o melhor app reembolso de despesas com IA

Embora desenvolver uma tecnologia dessa possa ser caro e alguns softwares que dizem ter esse recurso estejam longe de estar prontos para atender os clientes, não é difícil começar a utilizar um software reembolso de despesas completo com a Km Online.

A Km é uma plataforma all-in-one completa para a gestão de despesas corporativas.