André Apollaro Feb 21, 2020 11:54:07 AM 6 min read

Como aumentar a produtividade da sua equipe externa?

Aumentar a produtividade da equipe externa é um grande desafio. Gestores buscam motivar e incentivar o melhor desempenho desse grupo, porém a falta de contato frequente acaba sendo uma barreira.

Pensando em lhe ajudar nessa questão, criamos este post com dicas importantes para vencer esse problema e ter um time realmente produtivo.

Assim, com medidas práticas aplicadas no dia a dia é possível modificar o cenário. Acompanhe e descubra como!

6 dicas para aumentar a produtividade da sua equipe externa

Saber como melhorar o desempenho da equipe externa parece ser um grande segredo. Afinal, como manter um time que está a maior parte do tempo em campo em alta performance? A resposta pode ser simples.

1. Encontre e elimine os empecilhos

Para entender em qual ponto trabalhar, primeiro é preciso detectar o que atrapalha a produtividade da sua equipe externa. Como exemplo, podemos citar visitas muito longas, excesso de faltas ou desentendimento com outros membros do time.

Então é preciso conversar sobre o ponto identificado e mostrar como está sendo prejudicial para a empresa e para todos. Assim, com um diálogo franco, o colaborador saberá o que deve melhorar em seu trabalho.

2. Aproveite os recursos tecnológicos

A tecnologia é uma forte aliada para cumprir a etapa anterior sobre a análise dos pontos fracos do time e em diversos outros momentos. Por isso, usar aplicativos para gestão de equipe ajuda a conseguir informações valiosas sobre a produtividade da sua equipe externa.

Com ferramentas assim é possível manter uma comunicação integrada, roteirizar processos e ter os dados de atividade sem erros no relatório. Dessa forma, os colaboradores podem tornar seu trabalho mais dinâmico e o gestor consegue fazer uma avaliação mais completa.

3. Divulgue os dados obtidos

Para que os colaboradores não sintam que o aplicativo é utilizado para vigilância, é preciso mostrar como a ferramenta de gerenciamento pode ajudar. Dessa forma, ao compartilhar os dados todos conseguem avaliar o próprio desempenho.

Logo, a grande dica é ser transparente e contar com o trabalho em equipe. Com isso, o gestor pode mostrar que a partir dos dados é possível obter melhoras para todos, por exemplo, fazer uma roteirização mais eficiente e outros processos.

4. Estimule o engajamento da equipe

Escolher uma tecnologia aliada, mas sem envolver a equipe pode ser um grande problema. Logo, é essencial entender quais ferramentas são mais funcionais para o grupo, obter feedbacks, além de ter um período de adaptação.

Dessa forma, para conseguir o engajamento da equipe com o aplicativo é essencial que todos concordem e entendam. Por isso, o recurso utilizado deve oferecer também uma ótima experiência ao usuário.

5. Trace metas individuais e coletivas

Após a equipe se familiarizar com as novas formas de avaliação de performance, é preciso esclarecer o que é esperado do time e de cada colaborador. Portanto, o ideal é criar metas tanto coletivas quanto individuais para avaliar o progresso.

Assim, ao atingir esses objetivos, a equipe externa saberá que foi mais produtiva. Uma forma de fazer isso é criando métricas para avaliar o nível de produtividade de determinado período. Isso indicará também em quais pontos é preciso melhorar, retornando à primeira dica.

6. Mantenha um diálogo direto

A equipe deve sentir que está sendo guiada, mesmo sem a presença física do gestor. Por isso, é muito importante falar diretamente como time externo. Assim, os colaboradores sabem que terão apoio em qualquer dúvida e dificuldade no trabalho que tiverem.

Dessa forma, o gestor pode avaliar os resultados, oferecer uma crítica construtiva e indicar o que deve ser modificado, orientando para uma melhor execução do serviço.

Por fim, é importante manter sempre a comunicação constante. Envolva o time, defina metas e escolha uma boa ferramenta para acompanhamento. Dessa forma, será possível aumentar a produtividade da sua equipe externa de maneira mais eficiente.

Achou este artigo útil? Então compartilhe em suas nas redes sociais e ajude outros gestores a executarem suas funções com mais dinamismo e resultados.