Close
Teste grátis
Teste grátis
André Apollaro Feb 24, 2020 3:05:57 PM 6 min read

Liderança: aprimore e melhore a gestão da sua equipe externa

Representar a liderança de um time sempre traz desafios, ainda mais quando o trabalho é feito em campo. Por isso, a gestão de equipe externa é uma preocupação constante que precisa de manutenção e aprimoramento.

Entre os exemplos de times que atuam fora da sede estão: empresas que trabalham com consertos de elevadores, eletrodomésticos, provedores de internet e diversos outros prestadores de serviço.

A grande pergunta dos gestores é: como melhorar o gerenciamento dessas equipes na prática? Se essa também for a sua dúvida, leia este post e descubra a resposta.

 

Como aprimorar a liderança e a gestão de equipes externas?

Quando é preciso liderar um time externo, o desafio dos gestores são ainda maiores. Isso acontece visto que os colaboradores não estão o tempo todo no escritório, tornando a comunicação e o acompanhamento mais complicados.

Porém, o trabalho com as equipes externas é fundamental para muitos negócios. Logo, é preciso conhecer estratégias para realizar a gestão desses colaboradores de forma eficiente. Veja as melhores práticas para liderar seu time.


1. Use aplicativos para gerenciamento de equipe

A tecnologia consegue integrar as equipes, torna as tarefas mais claras, facilita o fluxo de informações e possibilita que os dados estejam centralizados. Assim, o gestor pode acompanhar com precisão o trabalho externo e consegue passar as orientações no momento exato.

Sendo assim, manter os procedimentos automatizados faz com que a empresa fique mais ágil e produtiva, além de preservar e otimizar todos os processos.

Tecnologias como as videochamadas e o GPS aproximam ainda mais as equipes alocadas das que estão em campo.


2. Estimule a liderança no time externo

Estimular lideranças na equipe externa não é apenas criar hierarquias. Um líder é alguém que inspira e mostra qual é o foco do momento. Por isso, é essencial desenvolver pessoas com autonomia para a orientação do seu time.

Além disso, o protagonismo também é um tema em alta. Logo, ao fazer a gestão da equipe externa é preciso frisar que cada um é seu próprio líder, portanto, responsável por seu desempenho em serviço.


3. Destaque a importância da pontualidade

Manter todos no horário não é sempre fácil quando se fala em uma equipe externa. Isso ocorre já que os colaboradores enfrentam engarrafamentos, problemas com o transporte público, trânsito frequente etc.

Assim, é essencial ter uma política que ofereça formas para driblar essas situações. Além disso, o próprio uso da tecnologia ajuda a monitorar os atrasos e identificar o motivo dessa ocorrência. Por exemplo, os aplicativos com controle de quilometragem que acompanham o tempo em trânsito.


4. Mostre sempre transparência

É fundamental oferecer mecanismos que informem o que todos estão fazendo. Há aplicativos para gestão de equipe externa que facilitam essa tarefa, mas até mesmo um e-mail pode ser uma ferramenta inicial para essa etapa. O mais importante é manter a transparência e compartilhar informações.

Então, a equipe deve ter um local comum de comunicação e controle, que permita o acesso por todos do time externo a qualquer momento. Com isso, se garante que todos estejam alinhados.


5. Incentive novos aprendizados

O responsável pela gestão de equipe externa pode identificar as capacidades a serem desenvolvidas, oferecendo e recebendo feedbacks. Assim, ao incentivar o aprendizado constante, esse time pode aperfeiçoar suas habilidades e permanecer atualizado.

Quando o profissional não se desenvolve, acaba tornando os processos mecânicos. Com o passar do tempo, é comum surgir o desânimo por falta de desafio intelectual. Dessa forma, a capacitação evita que o colaborador fique desmotivado.

Com esses princípios de liderança e gerenciamento é possível tornar a gestão de equipe externa mais eficiente. Logo, será mais fácil ter um time dinâmico, produtivo e satisfeito para a sua empresa.

Gostou dessas dicas? Então que tal compartilhar nas redes sociais para que outros profissionais também se aprimorem?