Close
Teste grátis
Teste grátis
André Apollaro Apr 14, 2020 11:10:01 AM 5 min read

A gestão de equipe influencia no crescimento de uma empresa?

Quando se fala em gestão de equipe, a ideia de um departamento focado apenas em processos operacionais ficou para trás. Hoje, a visão é estratégica, voltada para o bem-estar do time e, em consequência, para o avanço da corporação.

Em uma época na qual a tendência é delimitar métricas, dados e indicadores de RH, fica evidente como um time motivado é essencial para a empresa. Então, entenda por que investir no gerenciamento de pessoal é uma forma de alavancar o seu negócio.


Uma boa gestão de pessoas aumenta a produtividade

O primeiro ponto importante é que a gestão correta de pessoas consegue alinhar metas e produtividade. De acordo com uma pesquisa da Workfront, empresa de softwares dos EUA, 39% do horário de trabalho é improdutivo. Isso gera uma grande desvantagem para a empresa.

Um gerenciamento otimizado oferece feedbacks construtivos, define metas desafiadoras, estimula o desempenho e acompanha os indicadores de performance. Assim, o tempo produtivo aumenta naturalmente.


A gestão de equipe correta gera engajamento profissional

O engajamento está em parceria com a produtividade. Afinal, um colaborador motivado faz o trabalho com excelência. 

Por isso, com o sentimento de pertencimento e responsabilidade, o colaborador atua de forma positiva em suas atividades.

Neste ponto, a gestão de equipe entra para oferecer premiações, benefícios e estratégias de plano de carreira para o time. Com essa perspectiva de crescimento individual e coletivo, o profissional percebe que se a empresa avançar, fazendo com que todos ganhem.


A empresa cresce com a atração e retenção de talentos

Atrair e reter talentos não é uma tarefa simples. Por isso, a equipe que conta com uma gestão inspiradora tende a permanecer na empresa. Logo, isso reduz os gastos com rotatividade de pessoal e novas contratações.

Assim, uma organização que mantém profissionais talentosos em seu time avança com mais facilidade. Afinal, os colaboradores já conhecem as rotinas e entendem como trabalhar com outros colegas, ajudando também para tornar a conquista de metas mais rápida.


Uma boa gestão de equipe oferece destaque no mercado

Companhias com uma gestão de equipe eficiente ganham destaque em relação aos concorrentes. Isso foi divulgado por um artigo da Harvard Business. 

Em média, uma boa gestão de equipe externa ou interna leva a um desempenho superior em 51% quando comparados à concorrência.

Isso acontece porque o gerenciamento eficaz conquista e preserva colaboradores altamente qualificados, trabalhando com mais eficiência e oferecendo uma ótima experiência para o cliente final. Por isso, o investimento do RH é fundamental.


A empresa melhora seu relacionamento com os clientes

A insatisfação com o atendimento é uma das grandes razões para que um cliente abandone os serviços de um fornecedor. Sendo assim, é importante ter colaboradores capacitados e motivados no momento de falar com o público.

Por isso, profissionais que se sentem valorizados e estimulados pela liderança têm mais chances de mostrar uma imagem positiva da empresa. Dessa forma, o atendimento será o diferencial de qualidade de toda a equipe. 


A gestão de equipe influencia no crescimento empresarial

Portanto, é possível entender como o RH contribui para o fortalecimento de um negócio. Assim, com um gerenciamento correto e que estimule os colaboradores, o resultado é um time de sucesso.

Agora você já sabe como a gestão de equipe influencia no crescimento de uma empresa. Então que tal compartilhar esse conteúdo nas redes sociais? Com certeza, seus colegas vão gostar de saber mais sobre esse tema.