Close
Teste grátis
Teste grátis
André Apollaro Apr 17, 2020 8:09:16 AM 6 min read

Relatório de viagem corporativa: como fazer?

O relatório de viagem corporativa é um documento muito importante para o seu negócio. Ao controlar os custos de sua empresa, todo o trabalho dos gestores é otimizado. Além disso, evita-se falhas na comunicação com os colaboradores.

Sendo assim, definir essas políticas traz mais assertividade. Então veja quais são as etapas para a elaboração de um relatório de viagem corporativa completo. Confira ainda ferramentas para tornar a elaboração mais prática.

Como fazer um relatório de viagem corporativa?

Para manter o controle das despesas de uma empresa é necessário elaborar um relatório de viagem corporativa completo. Por isso, acompanhe o passo a passo para fazer esse documento com mais facilidade e eficiência.

1. Estipule a política de viagens corporativas

Para deixar claro o que é responsabilidade da empresa ou do colaborador, o primeiro passo é ter uma política de despesas

Portanto, é preciso especificar que gastos com hospedagem, transporte e alimentação, por exemplo, são responsabilidades da empresa. Já lazer e itens pessoais ficam com o colaborador.

2. Defina o que será reembolsado e o que será pago com antecedência

Determine o que será pago antecipadamente e o que será reembolsado ao colaborador após a viagem. 

 

O ideal é ter poucos itens para o reembolso de despesas, porque facilita o controle de orçamento. 

Além disso, defina um teto máximo para os gastos e os meios de comprovação de despesas, tais como notas fiscais e boletos.

3. Mantenha um padrão para o relatório   

Padronizar os documentos de um negócio é a melhor forma para agilizar e melhorar processos. Por isso, é importante manter em todos os relatórios esses dados:

  • data;
  • duração;
  • motivo da viagem;
  • dados do colaborador;
  • roteiro planejado;
  • itens usados e quantidades;
  • gastos gerais.

Outro detalhe é que um relatório de viagem corporativa também deve conter os comprovantes fiscais, os boletos e todos os recibos utilizados durante o período.

4. Firme parcerias com outras empresas

Conte com empresas que podem facilitar o processo, como uma agência de viagens ou um responsável pelo deslocamento em trabalho. Essa prática pode até mesmo gerar descontos para as próximas viagens, com a fidelização desse prestador de serviços.

5. Compartilhe o relatório de viagem corporativa

Por fim, não basta criar um documento bem estruturado, também é preciso compartilhar o relatório com os colaboradores. Isso é ainda mais prático quando as viagens são recorrentes para no seu negócio.

Cumprindo essas etapas é possível elaborar um relatório com informações precisas. Assim, o trabalho do colaborador e dos gestores será mais prático. 

Qual ferramenta pode ajudar em uma viagem corporativa?

Algumas soluções ajudam a automatizar a gestão de despesas corporativas em viagem, como a utilização de um aplicativo de reembolso.

O aplicativo é bem similar a um sistema de gerenciamento, com a vantagem de permitir a utilização pelo colaborador em trânsito. 

Com o app você pode escanear notas fiscais, deixar a política de reembolso acessível, programar o reembolso por quilometragem e muito mais.

Assim, depois de fazer o relatório de viagem corporativa da sua empresa, não perca tempo e otimize todo o processo de gestão. 

O app da Km Online permite especificar os gastos e outros detalhes em uma viagem ou rotina da equipe externa.

Agora você já sabe como ter uma gestão ainda mais eficiente. Então, se quiser saber mais sobre o nosso aplicativo de reembolso, entre em contato agora com a Km Online e tire todas as suas dúvidas.